O Bitcoin poderia atingir $30.000 em 2021, mas isso vem com riscos

Os preços do bitcoin parecem estar ajustados para continuar subindo. Mas três coisas se interpõem a $30.000

Para aqueles que tiveram a sorte de ter comprado em março: parabéns! Com os preços da Bitcoin pairando em torno de 20.000 dólares, suas almas sortudas viram quase 300% de retorno em apenas nove meses socialmente distantes.

Mas isso significa que é tarde demais para que todos os outros saltem para Bitcoin? Bem, depende.

Eis o que há de excitante na Bitcoin. A moeda criptográfica poderia facilmente chegar a 30.000 dólares em 2021. Na verdade, os comerciantes de opções de bitcoin já estão antecipando $32.000.

Mas várias coisas devem acontecer primeiro. E isso tem muito menos a ver com a adoção da Bitcoin e muito mais com a assunção de riscos por parte dos investidores.

Eis o que a história nos diz que seria necessário para que os preços da Bitcoin atingissem $30.000.

1. Preço do bitcoin em 2021: A Bolsa de Valores

Muitos compradores pela primeira vez assumem Bitcoin como uma „loja de valor“, muito parecido com ouro ou títulos. Afinal de contas, a moeda criptográfica compartilha muitas características com moedas fiat mais tradicionais.

Mas pergunte a qualquer negociante de Bitcoin experiente, e eles lhe dirão imediatamente que Bitcoin age completamente o oposto. Em vez disso, o BTC é um ativo „de risco“: seus preços tendem a subir quando os investidores querem assumir mais riscos e descer quando estão caminhando para a segurança. Testemunhe o aumento maciço na Bitcoin, assim como as ações americanas estavam alcançando seu ponto mais alto de todos os tempos.

E os dados financeiros respaldam as evidências anedóticas. Desde 2015, os preços da Bitcoin têm mostrado uma correlação de 24% com o índice S&P 500. Isso é muito superior a sua correlação de 3,3% com o ouro e 15% com os títulos.

O relacionamento deve permanecer forte até 2021 – Os investidores de bitcoin ainda tendem a obter ganhos de capital mais agressivos em relação ao crescimento conservador. Isso significa que, para que a Bitcoin alcance US$ 30.000 em 2021, provavelmente também veremos múltiplos S&P P/E (uma medida do preço do mercado de ações) expandir-se de 33,0 vezes hoje para talvez 40,0x.

2. Estímulo econômico

Então, o que levaria o S&P 500 a um múltiplo de 40,0x, ou cerca de 4.100? Seria necessário muito estímulo econômico por parte do governo dos EUA. Agora, isso pode parecer surpreendente para alguns. Bitcoin é uma moeda internacional, então por que as ações do Congresso dos Estados Unidos deveriam afetar seu valor?

Isso porque não apenas os americanos negociam a maior quantidade de Bitcoin de qualquer país, mas o mercado acionário dos EUA também representa mais da metade das ações do mundo.

E o que está causando tanta agitação em Wall Street neste momento? Uma lei de estímulo potencialmente maciça da nova administração Biden. Mesmo com um governo dividido, o acordo entre o Sr. Biden e o atual líder do Senado Mitch McConnell poderia levar a um pacote de estímulo de 2,4 trilhões de dólares, ou até mesmo maior.

Isso daria à economia dos Estados Unidos um estímulo muito necessário e elevaria ainda mais o valor das ações (e Bitcoin). Por outro lado, uma maior hesitação no Capitólio, provavelmente enviaria a economia dos EUA para um „tailspin“. Isso eliminaria os ganhos do mercado acionário, fazendo com que os investidores regulares em ações tirassem dinheiro do Bitcoin e de outros ativos de risco. Os preços da Bitcoin desceriam posteriormente.

Isso significa que, para que os preços da Bitcoin atinjam $30.000 em 2021, o Congresso precisa passar um estímulo suficientemente grande para que a economia dos EUA continue a cantarolar.

3. Atenção ao Mainstream Bitcoin Catches

Há um „molho secreto“ final que os investidores precisam para impulsionar o Bitcoin para $30.000. E tem pouco a ver com análise técnica ou day-trading (pelo menos, não diretamente). Em vez disso, a Bitcoin terá que captar a imaginação do público, da mesma forma que o fez em sua enorme corrida em 2018.

Os investidores mais antigos podem se lembrar da loucura das moedas colecionáveis do final dos anos 80. Os preços do índice subiram dez vezes de 18.000 para 180.000 dólares de 1979 a 1989, enquanto os investidores licitavam preços mais altos por moedas de três centavos de dólar, dólares de prata Morgan e outras raridades. Um fenômeno semelhante aconteceu com os vinhos finos em 2009-2010, já que os chineses ricos e uma classe média em ascensão conseguiram obter vinhos finos de Bordeaux mais rapidamente do que os leiloeiros poderiam encontrá-los.

Em ambos os casos, estes episódios de „mania“ foram alimentados pelo público abrindo seus olhos para uma classe de bens outrora rara. E enquanto os preços das moedas colecionáveis e dos vinhos finos acabaram caindo depois de terem ido longe demais, um padrão semelhante está começando a surgir em Bitcoin.

Quando a Cash App, Square (NYSE:SQ) popular serviço de pagamento móvel, lançou uma integração Bitcoin em 2018, ela tornou a moeda muito mais acessível a milhões de investidores potenciais. Agora que a PayPal (NASDAQ:PYPL) está procurando lançar seus próprios serviços internos de Bitcoin no início de 2021, isso abriria a moeda criptográfica para ainda mais usuários.

Para que a Bitcoin alcance $30.000 em 2021, uma „mania“ semelhante terá que acontecer como com moedas, vinhos, ações técnicas e imóveis da Flórida. Quando seu vizinho do lado (ou um pai idoso) começar a comprar a Bitcoin, você saberá que chegou a hora da moeda criptográfica.

Preço da Bitcoin em 2021: Você deve comprar hoje?

A Bitcoin é um ativo inerentemente arriscado. Tradicionalmente, ela oferece pouca proteção quando os estoques caíram (como em março de 2020), mas também oferece retornos super-normais quando os tempos estão bons.

E felizmente para os investidores Bitcoin, 2021 está se moldando como um retorno aos „bons tempos“. O engenho humano se uniu para criar múltiplas vacinas contra o coronavírus, e inúmeros atos de abnegação devem proteger a maior parte do mundo até o final do ano. Apesar de quase 1,5 milhões de mortos em todo o mundo devido a este terrível vírus, a economia mundial parece estar pronta para se recuperar eventualmente.

Mas se a economia dos EUA e mundial começar a cuspir, não procure a Bitcoin para proteger sua riqueza. Para todos os gráficos de candelabros e linhas que os técnicos produzem, nada disso importará. Gostando ou não, os preços do Bitcoin e a economia mundial estão unidos na moda.

Na data da publicação, Tom Yeung não tinha (direta ou indiretamente) nenhuma posição nos títulos mencionados neste artigo.

Tom Yeung, CFA, é um consultor de investimentos registrado com a missão de trazer simplicidade ao mundo do investimento.